SINONIMIA: Pesquisa para Haemophilus ducreyi; Pesquisa para Hemofilus ducrei; Pesquisa para Haemofilus ducrey; Pesquisa para Cancro Mole; Pesquisa de Cancroide; Pesquisa para H. ducreyi; Pesquisa de H. ducrei;
METODO: Coloração pelo Gram e Microscopia Ótica
MATERIAL: 2 Esfregaços de Lesão
CONDIÇÃO: Lesão característica – Cancro Mole.
INSTRUÇÕES PARA COLETA:
Normalmente a pesquisa do H. ducrey é solicitada juntamente com a pesquisa de T. pallidum. Nesses casos, proceder a coleta do H. ducrey antes do T. pallidum. Havendo pus, fazer no mínimo 2 esfregaços em lâminas previamente limpas e desengorduradas. Depois, raspar no fundo da lesão e fazes mais dois esfregaços usando swab ou alça acteriológica. Se não houver pus, fazer apenas 2 esfregaços do raspado do fundo da lesão. Os esfregaços deverão ser feitos passando o swab ou a alça sobre a lâmina, em um única direção.
CONSERVAÇÃO E ENVIO: Esfregaços feitos em lâminas secas ao ar.
INTERFERENTES: Contaminação no ato da coleta do material.
SETOR: Bacteriologia
MARCAÇÃO: 02 dias úteis
REALIZADO: Analys
APLICAÇÕES CLÍNICAS: O Haemophilus ducreyi eh um bacilo gram-negativo, transmitido por via sexual, que causa o cancro mole, que eh caracterizado por uma ou mais ulceracoes necroticas genital e anal, acompanhadas de linfonodemegalia inguinal unilateral ou bilateral. A pesquisa do H. ducreyi deve ser feita na secrecao de fundo da ulcera, nao se aconselhando a limpeza da lesao previa, por se tratar de germe piogenico.
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 09/08/2005